segunda-feira, 8 de abril de 2013

Interiorização do desenvolvimento

Por Joaquim Cartaxo

Interiorização é tema recorrente na agenda da política de desenvolvimento do Ceará. Por outro lado, o desejo de diminuir desigualdades sociais e desequilíbrios regionais esbarra no crescimento econômico desigual combinado com intensa urbanização do estado, que o Censo de 2010 aponta ser 75%, e grave assimetria na distribuição da população entre Fortaleza e os municípios do interior.

Dos 184 municípios cearenses, 151 possuem menos de 50 mil habitantes e somam 3.069.010 pessoas, isto é, 36% da população cearense. Fora Fortaleza que possui 29% dessa população, apenas sete municípios têm mais de 100 mil habitantes que juntos concentram 1.323.724 pessoas, correspondendo a 16% da população do Estado: Caucaia, Maranguape e Maracanaú na região metropolitana de Fortaleza; Juazeiro do Norte e Crato na região metropolitana do Cariri; Sobral e Itapipoca na região norte.

Quanto à dimensão econômica do desequilíbrio regional, pode-se avaliá-la por meio da participação dos municípios citados no PIB do Estado: Fortaleza detém 47%; Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca e Sobral 18% e os 151 com menos de 50 mil habitantes 21%, conforme o Anuário Estatístico do Ceará – 2010.

O enfrentamento desses desequilíbrios exige políticas de estímulo ao crescimento econômico ancoradas na sustentabilidade das atividades produtivas com respeito aos recursos ambientais e na coexistência de múltiplos polos de crescimento. A região metropolitana do Cariri, por exemplo, foi criada visando institucionalizar um polo de cidades com condições de compartilhar com a de Fortaleza a atração de pessoas e atividades.

Interiorizar o desenvolvimento requer fortalecimento de aptidões das cidades e de suas regiões de influência, priorizando investimentos em cidades-polo com capacidade de absorver crescimento urbano, organizar regiões e viabilizar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.


Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e vice-presidente do PT/CE

Nenhum comentário: