quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Roteiro da fé reúne mais de 200 pessoas


Audiência contou com a presença do secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, e do prefeito de Juazeiro do Norte.

Mais de 200 pessoas compareceram na última sexta-feira (15) ao Memorial Padre Cícero para participar da consulta pública do projeto Roteiro da Fé. A audiência contou com a presença do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, do prefeito e do vice de Juazeiro do Norte, Manoel Santana e Roberto Celestino, da coordenadora do projeto Cidades do Ceará / Cariri Central, Emanuela Monteiro, da presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri, Claire Anne Viana, além de secretários municipais, vereadores, representantes do Núcleo de Gestão Sócio Ambiental (NGSA) do Projeto Cidades do Ceará/ Cariri Central, do clero e da sociedade civil.
O secretário das Cidades afirmou que o Roteiro da Fé é uma obra de qualificação urbana de algumas das principais vias do centro de Juazeiro do Norte. Segundo ele, a intervenção irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, além de garantir uma identidade e um ordenamento nos acessos aos principais pontos de visitação dos romeiros.
Joaquim Cartaxo afirmou o Roteiro da Fé, a exemplo de todos os projetos que integram a carteira de intervenções do Cidades do Ceará/ Cariri Central estão sendo discutidos com a sociedade. “ Estamos elaborando os projetos e queremos contar com a contribuição de vocês nesta construção”.
O prefeito Manoel Santana afirmou que a implantação do Roteiro da Fé irá ser um marco nas romarias de Juazeiro do Norte. “Temos a oportunidade de tirar do papel este projeto que há tanto tempo o povo de Juazeiro conclama para a requalificação da cidade”. Ele também destacou a importância da participação da popular na consulta pública. “ A idéia é que possamos sair desta consulta com um projeto que atenda os anseios da população de juazeiro”.
A apresentação das intervenções do Roteiro da Fé foi feita pela arquiteta Mariana Furlanni, da empresa responsável pela elaboração do projeto. A idéia do projeto é promover interligação dos principais pontos de visitação dos romeiros e pontos turísticos, com a melhoria dos acessos e do mobiliário urbano, implantação de pontos de descanso, sinalização turística, restrições ao trânsito, entre outras intervenções.
Após a apresentação do projeto, foram ouvidas as sugestões e criticas, além de respondidas as dúvidas da população. Todas as contribuições foram anotadas pelos técnicos da Secretaria das Cidades e da empresa contratada e serão levadas em consideração na elaboração de melhorias e correções do projeto. A expectativa é que a obra do Roteiro da Fé seja licitada no segundo semestre de 2009.
Cidades do Ceará Cariri Central
O Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central) é uma ação do Governo do Estado que pretende impulsionar o desenvolvimento da região do Cariri, por meio do fortalecimento das atividades econômicas do turismo e da produção de calçados. Para isso, serão investidos aproximadamente US$ 66 milhões em ações de qualificação territorial, inovação e apoio às atividades produtivas e fortalecimento das gestões municipais e regional.
O Cidades do Ceará (Cariri Central) tem como área de intervenção os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.


Créditos: Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades


Nenhum comentário: