sexta-feira, 26 de abril de 2013

Guimarães: Estratégia da oposição a presidenta Dilma é pulverizar candidaturas

Durante plenária regional, líder do PT reafirma compromisso com a expansão da UFC para serra da Ibiapaba

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), participou na tarde do último sábado (20) da Plenária Regional do PT da Ibiapaba. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Municipal debateu o legado dos 33 anos de história do partido e dos 10 anos de governo democrático e popular, além da conjuntura politica nacional e estadual e tratou da mobilização da legenda para o processo de renovação interna do PT (PED 2013).

"Por tudo o que o Lula e a Dilma fizeram por este País, nós temos que cuidar do PT, mobilizar o nosso partido para o Processo de Eleição Direta, que acontece em 10 de novembro deste ano. E para a eleição da nova direção estadual do PT precisa dar conta do tamanho desse Estado", cobra. "Os diretórios municipais precisam de agenda própria, precisam de assitência e precisam também da presença dos dirigentes estaduais no interior do Estado."

Atualmente, cita o líder do PT na Câmara, o Partido dos Trabalhadores governa 28 cidades cearenses e detém quase 200 vereadores espalhados em todo Estado. Somente em Tianguá, a legenda obteve na eleição passada 9 mil dos 1,5 milhão de votos em todo Ceará. O partido foi o mais bem votado no Estado do Ceará, afirma, com o segundo lugar ficando com o PSB e o terceiro o PMDB.

Para Guimarães, a disputa presidencial em 2014 será acirrada com os adversários da presidente Dilma Rousseff "fazendo de tudo" para forçar um eventual segundo turno. "É o que está fazendo o PSDB, o DEM, o PPS e parte da mídia conservadora", afirma. Confiante na vitória de Dilma nas próximas eleições, ele lembrou que o governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira devem apoiar a reeleição da presidente Dilma e disse que estará no palanque dela "seja qual for o cenário".

"O que vai acontecer no Ceará?! É muito cedo para afirmar. Se elegermos uma direção estadual forte, pelo peso eleitoral que tem o ex-presidente Lula, vamos construir um palanque forte de apoio à candidatura da presidente Dilma e, evidentemente, que, nesse processo, o PT estará presente na chapa majoritária aqui no Estado", aponta.

EXPANSÃO DA UFC

Durante a plenária, lideranças políticas e comunitárias reconheceram o pioneirismo e o compromisso do líder petista com a expansão da Universidade Federal do Ceará na região da Ibiapaba. "Muito se fala da UFC da Ibiapaba, muitos documentos e pronunciamentos foram feitos, mas de concreto, mesmo, apenas as iniciativas do Dep Guimarães", aponta o presidente do Conderi, Glauber.

No final de março deste ano, o líder do PT na Câmara reuniu os prefeitos de Tianguá, Iguatu e Itapipoca com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, em Brasília (DF). O encontro, que também contou com as presenças dos deputados federais Artur Brunio (PT) e Antônio Balhmann (PSB), definiu o compromisso do governo federal com a expansão da Universidade Federal do Ceará nas três regiões cearenses numa próxima etapa de expansão do Ensino Superior no Brasil.

Após discussão com todos os prefeitos da região da Ibiapaba em Fortaleza, evento promovido pelo Conderi, já em abril, o próximo passo, que vai garantir a instalação de um campus avançado da UFC, será a realização de um estudo técnico que vai definir qual dos oito municípios vai receber a extensão da universidade pública e se reunir com o reitor Jesualdo Farias. Como há uma intensa disputa entre as cidades, e já definição de alguns terrenos disponíveis para receber o campus, é possível que a extensão da UFC na Ibiapaba seja descentralizada, como aconteceu na região do Cariri.

ESTUDANTES

Atualmente, um estudante da Ibiapaba que queira cursar uma faculdade gasta em média quatro horas por dia entre o município de origem e a universidade mais próxima, em Sobral, na região Norte cearense, ou em Teresina, capital do Estado do Piauí. O trecho estreito da pista na serra é cheio de perigos e o desgaste na pista, juntamente às más condições dos ônibus contratados pelas prefeituras, acaba por provocar acidentes graves.

A estimativa do Conderi é que cinco mil estudantes se desloquem diariamente da cidade de origem para o destino onde estudam.

Nenhum comentário: