quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Desafios e responsabilidades do PT

por deputado José Guimarães e Joaquim Cartaxo

Dia 10 de novembro, o PT elegerá os presidentes e diretórios nacional, estaduais e municipais por meio do Processo de Eleição Diretas (PED; processo em que os filiados escolhem os dirigentes do partido por meio do voto direto. As vagas desses diretórios serão ocupadas 50% por mulheres, 20% por jovens, 20% por negros e índios. Eleger diretamente e compor as direções partidárias desse modo são experiências ímpares na história dos partidos políticos brasileiros. Além disso, os filiados estarão escolhendo também os delegados que participarão do V Congresso do Partido que se realizará em fevereiro de 2014. Evento em que o PT atualizará seu programa partidário e orientará a participação do partido nas eleições de 2014.


Defendemos na tese da chapa O PARTIDO QUE MUDA O BRASIL que o PT lidere um processo criativo e democrático que fortaleça, amplie e atualize uma cultura política de esquerda; que valorize a política como instrumento de transformação social sustentado na generosa utopia de realização da ampliação e radicalização da democracia, da justiça e igualdade sociais.


As direções eleitas terão o desafio e a responsabilidade política de organizar o partido no sentido de ampliar sua força social e, assim, garantir a realização das reformas que poderão transformar a origem dos problemas sociais e políticos do Brasil. Outra responsabilidade é a construção de um ideário e cultura de esquerda a partir da experiência acumulada, valores e concepções do socialismo democrático.


Além disso, a um só tempo, o PT tem a tarefa de sustentar o governo Dilma, priorizar a reeleição da presidenta e fortalecer os movimentos sociais, contribuir de forma propositiva, solidária e crítica para a consolidação do nosso projeto estratégico como envolvimento amplo da sociedade.



Vencer esses desafios requer firmeza e dedicação política, por isso conclamamos os filiados a votarem no dia 10 nos companheiros Rui Falcão 180 - presidente nacional do PT, na De Assis 380 - presidente do PT/CE e David Barros 580 – presidente PT/Fortaleza .

Deputado José Guimarães (CE) é líder do PT na Câmara Federal e Joaquim Cartaxo é vice-presidente estadual do PT Ceará.

Nenhum comentário: