terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nordeste à esquerda

Por Joaquim Cartaxo

O semiárido do nordeste, também denominado polígono das secas, é o território geopolítico constituído pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Apresenta áreas com características típicas de semideserto e áreas com balanço hídrico positivo, como a região de Gilbués no Piauí.

Do ponto de vista partidário, esses estados serão administrados, a partir de 2015, por governadores que pertencem a partidos de esquerda e de centro, integrantes da base aliada dos governos Lula e Dilma. Daí, política, social e institucionalmente, o semiárido tende a se constitui como território das forças progressistas, populares e socialistas que se referenciam nesses partidos.

Forças com legado e história de lutas contra as forças conservadoras da região. Os movimentos sociais Canudos, Palmares, Confederação do Equador, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Cabanada, Balaiada exemplificam isso; e nomes como Celso Furtado, Dragão do Mar, Miguel Arraes, Castro Alves, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Glauber Rocha, Lampião, Torquato Neto, Carlos Marighella, Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz, Bárbara de Alencar e outros tantos que dignificam o povo nordestino e brasileiro.

Quais são esses partidos? Bahia, Ceará, Minas e Piauí - PT; Pernambuco e Paraíba - PSB; Alagoas, Sergipe e Espírito Santo - PMDB; Rio Grande do Norte – Maliados, PSD e PT derrotaram as famílias Alves, Maia e Farias que dominavam a política estadual; Maranhão - PC do B, destituindo a família Sarney que, há anos, controlava a política maranhense.

Dilma e os governadores dispõem de oportunidade ímpar: realizar o projeto de mais desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico do semiárido. Ela e eles compõem o Conselho Deliberativo da Sudene, órgão de decisão estratégica e estabelecimento de prioridades.

Joaquim Cartaxo
Arquiteto urbanista e secretario de formação política do PT/CE

Nenhum comentário: