terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Partido dos Trabalhadores precisa cumprir três metas até 2014
Deputado José Guimarães participa da Plenária Regional do PT no Litoral Oeste do Ceará e traça metas para legenda em 2013
O deputado federal José Guimarães (PT) participou no último sábado (12) da Plenária Regional do Partido dos Trabalhadores no Litoral Oeste do Estado do Ceará. Durante o encontro, que aconteceu no município de Cruz, o parlamentar, que assumiu a liderança do PT na Câmara em dezembro, falou sobre a conjuntura política nacional e estadual e traçou os principais desafios da legenda para o ano de 2013.
No ano em que o PT comemora 33 anos de fundação, a legenda se prepara para as eleições de 2014 e faz um balanço dos 10 anos em que ocupa a Presidência da República, antes com o ex-presidente Lula e agora com a presidente Dilma. "A oposição sabe que só existem duas maneiras de atacar o legado do Lula: uma é através da mídia conservadora e a outra é através do Poder Judiciário", defende Guimarães.
Como tarefa preparatória paras as próximas eleições, o deputado federal crê que os parlamentares e dirigentes petistas precisam realizar amplas mobilizações para o V Congresso Nacional do PT e para o Processo de Eleição Direta dos cargos eletivos do PT (PED 2013), o maior já realizado pela legenda e que poderá contar com a participação de mais de 1,6 milhão de filiados. O debate com a militância, segundo ele, facilita a condução do projeto que vem governando o País e oferece subsídios para o embate político.
Outra meta a ser cumprida é o apoio aos prefeitos petistas eleitos em 2012, que enfrentarão um primeiro ano do governo em meio à crise econômica mundial. "Prefeito eleito pelo PT não pode ser mais um prefeito. Tem que mudar a forma de governar as cidades e colocar o povo em movimento, fazendo o orçamento participativo e ouvindo as comunidades. Não pode deixar as velhas raposas [da política] voltarem a governar. Nosso projeto ideológico é de médio e longo prazo, não pode governar olhando para o próprio umbigo", disse.
"2013 será um ano duríssimo, todo prefeito vai precisar segurar o cofre nos primeiros seis meses. É fazer o arrouxo e manter os serviços essenciais; sem esquecer de poupar nas contas públicas, para que as prefeituras tenham a contrapartida necessária para as emendas parlamentares que iremos enviar de Brasília no final deste ano", opina.
Além do líder do PT na Câmara e do recém-empossado prefeito de Cruz, Adauto (PT), também participaram da Plenária Regional o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), os presidentes do IDT e da Fetraece, Francisco de Assis e Moisés Brás, e Sonia Braga, que é membro da Executiva Nacional.

Nenhum comentário: