terça-feira, 12 de abril de 2016

José Guimarães: Michel Temer sentou na cadeira antes do tempo

O vazamento de um áudio em que o vice-presidente Michel Temer fala sobre uma suposta aprovação do relatório de impeachment da presidente Dilma não passou em branco dentro do PT. Lideranças do partido falaram sobre o tema e não pouparam críticas ao peemedebista. José Guimarães, líder do governo na Câmara, demonstrou perplexidade e se disse “chocado” com o conteúdo da gravação. Já o senador Lindbergh Farias publicou um texto em que chama o vice de "capitão do golpe".

"Lamentavelmente, o Brasil está assistindo o fato mais deplorável desta conjuntura, que é o vice-presidente se colocar como presidente da República e começar a tratar os deputados como se já tivesse sido empossado como presidente. Sentou na cadeira antes do tempo. É algo que tem que ser repudiado por todos aqueles que prezam pela democracia e pela legalidade democrática. Lamento que um vice-presidente tenha servido a esse papel", declarou Guimarães na comissão que analisa o pedido de impeachment.

"Depois da patética cartinha enviada para a presidente Dilma, agora o vice decorativo faz um discurso de estadista e envia por Whatsapp para deputados, já se preparando para sentar na cadeira da presidência, dando o impeachment como fato consumado e se dirigindo à nação", afirmou o senador.

Na opinião de Guimarães, o fato fortalece o atual governo e enfraquece o processo de impeachment contra Dilma. "É o fato político de maior relevância hoje. Se já era difícil a oposição ganhar, imagine agora? Porque o Brasil está acordando, vai ser manchete de todos os jornais amanhã. Está todo mundo estarrecido. Até gente da oposição está assustada com tamanha gravidade, com tamanha dimensão de um fato que pode contaminar completamente o ambiente deles aqui na Câmara".

Já o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-CE) acredita que o vazamento é a prova que faltava que Temer "comanda uma tentativa de golpe" contra Dilma. "É uma confissão de culpa de que Temer é o grande timoneiro da tentativa de golpe contra o governo democraticamente eleito da presidenta Dilma. O tempo inteiro ele dissimulou que estivesse articulando o golpe, mas fica cada dia mais claro de que o comando disso tudo está em suas mãos. É também uma demonstração de total despreparo político para alguém que pretende ser presidente da República".

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, foi outro a comentar os vazamentos e se disse “estupefato”. Para ele, o vice-presidente admitiu que está disputando uma eleição indireta. "Ele está confundindo a apuração de eventual crime de responsabilidade da presidenta Dilma com eleição indireta. Está disputando votos. Esse áudio demonstra as características golpistas do vice. Transformou o processo numa eleição indireta para conseguir votos em favor do impeachment".

Nenhum comentário: