terça-feira, 12 de abril de 2016

Lula lidera a corrida presidencial de 2018 em todos os cenários

A semana decisiva da política brasileira se inicia com uma importante vitória da esquerda brasileira. Mesmo sendo alvo de intensos ataques, Lula lidera a corrida presidencial de 2018 em todos os cenários da última pesquisa Datafolha e houve uma queda do apoio popular ao golpe contra a presidenta Dilma. Em um dos cenários, o ex-presidente desponta com 21% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra Marina Silva (19%) e Aécio Neves (17%).

No segundo cenário simulado pelo Datafolha, Marina e Lula aparecem em empate técnico, com 23% e 22%, respectivamente; o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 9% das intenções de voto; Ciro Gomes e Bolsonaro aparecem empatados, com 8% cada. Temer tem 2%.

No terceiro cenário, depois de Aécio e Alckmin, o Datafolha simula a disputa com o nome do senador José Serra (PSDB). Lula e Marina aparecem empatados, com 22% cada um. Serra tem 11%; Bolsonaro, 7%; e Ciro tem 7%. Temer tem 2%.

Na quarta e última simulação para 2018, o Datafolha testou os nomes dos três tucanos dos cenários anteriores, além do juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato. Lula vence com 21%; Marina tem 16%, Aécio 12%; Moro 8%; Serra 5%; Bolsonaro 6%; Ciro 6%; Alckmin 5% e Temer 2%.

Contra o impeachment

O total de brasileiros a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff diminuiu para 61%, ou seja, 7 pontos percentuais a menos do que em março, mostrou neste domingo (10/04) pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

O apoio à renúncia de Dilma diminuiu 5 pontos percentuais, sendo agora de 60%.

Melhor presidente do Brasil

O Datafolha fez uma consulta espontânea sobre qual foi o melhor Presidente da República na História do Brasil: 40% responderam Lula (índice superior ao registrado na pesquisa de março, que foi de 35%). O segundo colocado na pesquisa é Fernando Henrique Cardoso, com 14%.

Nenhum comentário: