terça-feira, 5 de abril de 2011

Economia brasileira está cada vez mais sólida, afirma agência internacional


A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou, nesta segunda-feira (04), o Rating de Probabilidade de Inadimplência (IDR, na sigla em inglês) brasileiro. Segundo a Fitch, o Brasil passou do patamar BBB- para BBB, o que reflete a expectativa de crescimento estável do país, entre 4 e 5%, e o forte vigor fiscal do país, capaz de suportar uma eventual crise financeira mundial.

Esta é a primeira elevação desde o primeiro semestre de 2008, quando a Fitch reconheceu o país como merecedor de menção quanto ao grau de investimento. Ainda segundo a agência, a transição para o governo Dilma Rousseff foi suave e o consenso sobre políticas macroeconômicas continua bem ancorado. "É o reconhecimento de que a economia está cada vez mais sólida", declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A Fitch é a primeira das três grandes agências de risco a elevar o Brasil acima do primeiro nível do grau de investimento, que é o BBB-. As outras duas agências são a Moody´s e a Standard & Poor´s. Há uma expectativa positiva de revisão da classificação no caso destas duas últimas agências.

Detalhamento

O índice de risco calculado pela Fitch Ratings se baseia na conjunção de quatro itens. Segundo a empresa, o IDR em moeda estrangeira e nacional também passaram de BBB- para BBB. O teto do país passou de BBB para BBB+. O IDR de curto prazo passou de F3 para F2. Ainda segundo classificação direcionada aos investidores internacionais, o Brasil passou do nível "positivo" para "estável".

Nenhum comentário: