terça-feira, 5 de abril de 2011

Ferrovia Transnordestina tem 50% das obras em andamento



Obra idealizada durante o período do Império, e que três governos retomaram o projeto, será concluída até 2013


Transnordestina, combate à corrupção e benefícios sociais: estes foram os três pontos abordados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na última terça-feira (05), na coluna semanal Conversa com a Presidenta. Toda terça-feira a presidenta responde perguntas dos (as) brasileiros (as) enviadas por e-mail para os mais de 170 jornais cadastrados, localizados em 22 capitais, mais o Distrito Federal e outros 100 municípios.

A baiana Maria da Alice dos Santos, professora de Correntina de 55 anos, foi uma das que participou, nesta semana, da coluna. Alice demonstrou sua preocupação com a conclusão da ferrovia Transnordestina: "A ferrovia Transnordestina para nós [nordestinos] é um sonho que estamos vendo realizar. Para quando está prevista a sua conclusão?", perguntou.

Segundo a presidenta, a obra idealizada durante o Império, e que três governos construíram projetos, será finalizada em 2013. "Somente no governo passado [do ex-presidente Lula] o empreendimento começou a tomar forma", lembra Dilma. "Os trabalhos da ferrovia estão avançados - mais de 50% do total está com obras em execução. São 25 frentes, que empregam 11 mil trabalhadores", completa.

No total, a obra terá 1.728 km de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) aos portos do Pecém (CE) e Suape (PE). O objetivo é o escoamento de produtos agrícolas e de minério do semiárido, dando um grande impulso ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos no Nordeste.

Combate à corrupção

Lembrada por Carmen Schneider, Dilma ainda lembrou a melhoria da imagem do Brasil no exterior, "resultado da nossa política de crescimento econômico com democracia e inclusão social"; e lamentou, citando o combate permanente, a corrupção e a violência.

"Somente em 2010, foram realizadas 63 operações especiais, que chegaram aos níveis mais altos da hierarquia das organizações criminosas. Fica a impressão que a corrupção está aumentando, mas o que cresce mesmo é a investigação e a identificação dos criminosos", destacou acrescentando a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora nos morros do Rio de Janeiro.

Benefícios

Sobre o aumento dos benefícios sociais, em resposta a Joaquim Espínola, advogado de 69 anos, garantiu que os benefícios sociais estão aumentando como prioridade ao combate à pobreza extrema. "O valor dos benefícios do Bolsa Família, por exemplo, a partir deste mês, receberá um reajuste médio de 19,4%, o que representa um aumento real, ou seja, acima da inflação, de 8,7%. O aumento mais expressivo, de 45,5%, foi para a faixa de 0 a 15 anos, porque achamos que crianças e jovens devem ser os principais beneficiários", respondeu.

Além disso, há duas semanas a presidenta Dilma assinou a construção de 718 creches em 419 municípios, com meta de instalar 6 mil unidades até 2014; aumentou em 50% a distribuição de medicamentos contra diabetes e 61% para hipertensão, pelo Programa Saúde Não Tem Preço. Por fim, estão sendo investidos R$ 9,4 bilhões, até 2014, no programa Rede Cegonha, "que vai garantir o atendimento adequado e humano para mães e filhos", conclui.

Acesse a coluna semanal Conversa com a Presidenta clicando aqui.

(com fotografia da Presidência da República)

Nenhum comentário: