segunda-feira, 11 de março de 2013

ARTIGO - Estado de risco


A quem interessa que a base aliada do governo desande em 2014? Às forças que se organizam à esquerda e à direita, visando enfraquecer o PT na disputa ideológica de projetos políticos na sociedade.

De forma mais nítida, há os movimentos do consórcio PSDB/DEM/PPS/Mídia conservadora/Superior Tribunal Federal em que a Ação Penal 470, apelidada de mensalão, é o exemplo mais sofisticado de busca desse enfraquecimento. Basta lembrar que o cronograma desse julgamento midiático foi coincidido com o calendário eleitoral de 2012, como tentativa de interditar ou diminuir as possibilidades de crescimento do PT nas eleições municipais.

Essa manobra não logrou êxito. O PT cresceu, elegeu Fernando Haddad prefeito da cidade de São Paulo e passou a ser o partido a governar o maior número de brasileiros: 37 milhões; sob o calor pós-eleição, o Ibope realizou pesquisa de preferência partidária que surpreendeu, pois o PT continuou liderando disparadamente essa preferência com 24%, enquanto nenhum dos outros partidos chega a 10%.

Passada a eleição municipal, já estamos discutindo a campanha de 2014 cuja tendência é uma disputa entre três ou quatro candidatos competitivos, o que põe em estado de risco a continuidade da base aliada nacional e nos estados. Disputas pelas prefeituras de Fortaleza e Recife, por exemplo, são sinais desse risco.

Em 2013, o PT realizará seu Processo de Eleição Direta (PED) com o objetivo de escolher sua nova direção pelo voto direto de seus filiados, a qual comandará os destinos do partido nas eleições de 2014. Debatê-las será inevitável no PED, apesar de estarmos a mais de um ano das convenções partidárias que homologarão as decisões eleitorais. Em especial, debater prováveis cenários com manutenção da base aliada e aqueles com aliança desfeita, tanto no plano nacional como nos estados. Sublinhando que a reeleição de Dilma presidirá a tomada de decisões estaduais.


Joaquim Cartaxo
Arquiteto urbanista e vice-presidente do PT/Ceará 

4 comentários:

ximenes disse...

http://feedproxy.google.com/~r/Xeque_mateArtigosinformativosECia/~3/vHADIaEH5RA/si-vis-pacem-para-bellum-se-queres-paz.html

ximenes disse...

http://feedproxy.google.com/~r/Xeque_mateArtigosinformativosECia/~3/vHADIaEH5RA/si-vis-pacem-para-bellum-se-queres-paz.html

Pedro magalhães disse...

O campo Democrático em Guaiúba, liderado pelo vereador Mailton Nocrato mostrou ao longo de doze anos de Governo tucano em Guaiúba, seria por bem a fazer uma aliança para começar a mudar a historia do nosso município, por isso fizemos uma aliança para devolver ao povo um governo democrático assim contribuir para o crescimento do nosso município, ganhamos a eleição e hoje o PT e representado por dois vereadores do campo Democrático , temos um secretario de educação, secretario de cultura de infra estrutura. A sua visão presidente esta correta o PT só faz o bem.

Pedro magalhães disse...

Fizemos um aliança para derrotar O PSDB que fique claro....