quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dedé Teixeira: PT virou a página da exclusão social



O deputado Dedé Teixeira (PT) ressaltou durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21), os avanços sociais do governo Dilma Rousseff. O petista lembrou o recente anúncio de complementação de renda para 2,5 milhões beneficiários do Bolsa Família, com o mínimo mensal de R$ 70, e a retirada de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza nos últimos dois anos. “É uma prova incontestável de que o Brasil virou a página da exclusão social”, acredita.

“É um marco que diferencia o nosso governo petista dos governos que nos antecederam, cuja agenda neoliberal do PSDB colocou o Brasil no caminho de aprofundar as desigualdades e a dependência externa, em vez de buscar incessantemente incluir as parcelas mais carentes da população”, comparou.

Teixeira destacou fala da presidente Dilma, enfatizando a importância da ação coordenada de 18 ministérios em torno do Plano Brasil Sem Miséria, que “matriculou 267 mil pessoas em 416 tipos de cursos técnicos, implantou mais de 240 mil cisternas no semiárido nordestino e construiu creches e unidades básicas de saúde, por exemplo”. “São dados que contrapõem o discurso reacionário de que essas políticas de transferência de renda são uma esmola do governo”, defendeu.

Para Dedé Teixeira, permanece para o governo federal o desafio de identificar e incluir todas as pessoas que vivem na extrema pobreza no Brasil e ainda são invisíveis ao poder público. “Para isso, Dilma enfatizou o reforço da estratégia de busca ativa que, com o apoio dos estados e municípios, é fundamental”, afirmou.

EROSÃO COSTEIRA

Também em seu pronunciamento, Dedé Teixeira expôs sua preocupação com a erosão na costa cearense. Ele comentou que esteve em Brasília, acompanhado do prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, e de vereadores da cidade, participando de audiência requerida pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

“Tratamos com a ministra de um tema que é muito importante para os municípios litorâneos do Ceará: o avanço do mar. Esse problema vem afligindo diversas comunidades na zona costeira, e em Icapuí, de forma particular, os moradores das praias de Barrrinha, Barreiras, Redonda e Peroba”, detalhou.

Segundo o petista, foi apresentado à ministra um estudo criterioso feito pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Os cearenses solicitaram apoio de Gleisi para a obtenção de recursos para obras de contenção do mar. “Icapuí é um município turístico, destino prioritário para a Copa do Mundo, e onde o problema do avanço do mar tem diversos impactos econômicos e sociais, pois, entre outras coisas, destrói infraestruturas como ruas e prédios públicos”, lamentou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) sugeriu que o diretor do Labomar, Luís Parente, seja convidado a debater na AL a erosão na costa do Ceará. Ele lembrou que na cidade de Amontada, mais especificamente na Praia de Icaraizinho, a degradação também é um problema para a comunidade.



(Assessoria Dep. Dedé Teixeira)

Nenhum comentário: