quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeito de Canindé anuncia que vai mapear extrema pobreza

Há quase dois meses à frente da Prefeitura de Canindé, o prefeito Celso Crisóstomo anunciou como pretende mapear a extrema pobreza no município. De acordo com o petista, a busca ativa, braço do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, será realizada a partir da reorganização da Rede de Assistência Social (CRAS e CREAS) em Canindé.

"O plano é implantarmos 15 Centros Locais de Serviços Comunitários que farão a Busca Ativa das famílias extremamente pobres para trabalharem com elas de forma intersetorial, tanto melhorando o atendimento público de saúde, quanto construindo avanços nos setores da educação, serviços públicos e inclusão produtiva", afirmou para o blog do Campo Democrático.

Segundo informou, as novas medidas do Brasil Sem Miséria, anunciadas na semana passada pela presidente Dilma, devem aumentar em R$ 100 mil por mês o valor repassado pelo governo federal aos beneficiários do programa Bolsa Família. O incremento na renda dos munícipes deverão aquecer o comércio local, além de gerar mais emprego e renda.

Leia abaixo a entrevista completa:

CAMPO DEMOCRÁTICO - A presidente Dilma Rousseff anunciou a ampliação do Brasil Sem Miséria. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, 1.357 famílias canideenses devem sair da extrema pobreza a partir de março. Qual o impacto econômico de uma medida como essa?

CELSO CRISÓSTOMO - Em primeiro lugar, aumenta em quase 100 mil reais/mês o volume de recursos por meio de transferência de renda do governo federal. É mais dinheiro não só para essas famílias, mas dinheiro que vai aquecer o comércio local e criar novos empregos. Em segundo, o complemento que essas famílias canideenses irão receber do governo federal vai ajudá-las a pagar energia, água e melhorar alimentação. Mas o mais importante, mesmo, é o impacto na auto-estima dessas famílias, que se sentem valorizadas, cuidadas e bem-quistas pela presidente Dilma e pelo governo petista em Canindé.

CAMPO DEMOCRÁTICO - De que forma a prefeitura de Canindé está executando a Busca Ativa, do Plano Brasil Sem Miséria, que traz como objetivo localizar as famílias extremamente pobres?

CELSO CRISÓSTOMO - Desde que assumimos a Prefeitura Municipal de Canindé, passamos a reorganizar a Rede de Assistência Social (CRAS e CREAS). O plano é implantarmos 15 Centros Locais de Serviços Comunitários que farão a Busca Ativa das famílias extremamente pobres para trabalharem com elas de forma intersetorial, tanto melhorando o atendimento público de saúde, quanto na educação, serviços públicos e inclusão produtiva. Localizar as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza é um compromisso do governo federal e estaremos dando todo apoio a esta tarefa da presidente Dilma aqui no nosso Canindé.

Nenhum comentário: