segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cidade e mobilidade

por Joaquim Cartaxo
Sob o prisma das atividades, o território urbano se divide em centro antigo, onde nasce a cidade, lugar com alto valor histórico-cultural; áreas de centralidade que concentram atividades típicas do centro, sem o atributo de lugar onde a cidade nasceu; áreas não-centrais, despossuídas das características das outras duas áreas em que predomina o uso residencial.
Devido à natureza de concentrarem atividades socioeconômicas, centro e áreas de centralidade se constituem como polos ou corredores de atração de fluxos e pessoas. À medida que a cidade cresce, novas áreas de centralidade surgem e, consequentemente, os deslocamentos casa-trabalho-lazer e vice-versa.
As raízes da crise da mobilidade urbana que aflige as metrópoles, por exemplo, encontram-se na inadequada distribuição de pessoas e atividades no solo urbano; a descabida distribuição das funções urbanas lazer, trabalho e moradia produz agonia nas pessoas ao circularem em busca de atendimento aos seus interesses e necessidades de deslocamento.
Quando predomina para esse deslocamento o transporte individual em detrimento do transporte público, associado ao aumento de emprego que gera mais usuários permanentes do transporte de passageiros, a tendência é aprofundamento da crise. Mais vias, mais viadutos são paliativos diante dos efeitos da crise da mobilidade urbana, produzida pela privatização da via pública pelo transporte particular.
É insustentável um sistema de cidades em que metade dos brasileiros adultos usa transporte particular para se deslocar, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU). Uso com tendência de crescimento.
Conforto e segurança no deslocamento das pessoas é garantia de direito à cidade. Fazer valê-lo requer esforço continuado dos governos federal, estadual, municipal e da sociedade no curto, médio e longo prazo que pactue questões políticas, técnicas, ambientais e culturais.
Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e vice-presidente estadual do PT Ceará

Nenhum comentário: