
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Campo Democrático realizará plenária estadual
Lula faz pronunciamento à nação demonstrando otimismo

Minhas amigas e meus amigos,
Nesta noite, quero fazer com vocês um balanço de 2007, deste excelente momento do Brasil. Quero começar agradecendo a todos que, com seu trabalho, esforço e determinação, tornaram esse momento possível.
Quero agradecer ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário.
Quero agradecer tanto aos que apoiaram como aos que criticaram o governo, ao longo desses anos. Sem a participação de todos seria impossível unir o País e encontrar os melhores caminhos para o futuro.
A todos vocês, meu muito obrigado.
Já podemos dizer, com certeza, que nossa economia cresceu mais de 5% em 2007. E 2008 será também muito bom, pois estamos iniciando o ano com um ritmo bem vigoroso.
O desemprego está em queda. De janeiro a novembro, criamos 1 milhão 936 mil empregos com carteira assinada, um recorde histórico. Segundo o IBGE, o índice de desemprego no mês passado foi de 8,2%. O mais baixo de toda a história dessa pesquisa.
Não só aumenta o emprego. O salário também melhora. Em 97% dos acordos, o trabalhador teve reajuste maior ou igual à inflação. A massa salarial cresceu 7% este ano.
Nos últimos 5 anos, 20 milhões de pessoas deixaram as classes D e E, de baixo consumo, e migraram para a classe C. Apenas nos últimos 17 meses, 14 milhões de brasileiros ingressaram nesta nova classe média, cada vez mais ativa e numerosa.
Ou seja, finalmente, estamos criando um amplo mercado de massas.
Inclusão social
Um amplo mercado de massas não só melhora a vida de milhões de famílias. Também gera um círculo virtuoso: como há mais gente entrando no mercado consumidor, crescem as vendas, a indústria e o campo produzem mais, os empresários investem com mais força e as empresas abrem mais vagas.
Por tudo isso, este ano, a ONU incluiu o Brasil, pela primeira vez, no grupo dos países com alto índice de desenvolvimento humano. É sinal de que nossa luta contra a pobreza, através de programas como o Bolsa Família, está dando certo. Isso mostra que inclusão social não é apenas uma expressão bonita e desejada e, sim, uma realidade. Uma realidade que vai se ampliar ainda mais, porque o Brasil descobriu como fazer crescimento econômico com inclusão social.
Esta talvez seja a nossa maior conquista nos últimos anos: o Brasil não aceita mais ser um país de poucos. Está se tornando um país de muitos. E não descansará enquanto não for de todos.
Programa de Aceleração do Crescimento – PAC
Em 2007, lançamos e consolidamos o PAC. Em 2008, o Brasil será um canteiro de obras. Nos próximos anos, 504 bilhões de reais vão se transformar em rodovias, ferrovias, hidrovias, energia, portos e aeroportos, habitação, água potável e saneamento básico.
O PAC significa, antes de tudo, crescimento e emprego. As décadas perdidas, pela falta de confiança no País e pela falta de planejamento e de ação do Estado, ficaram para trás.
Não só estamos fazendo mais, como estamos fazendo muito mais barato. Nas licitações para exploração de rodovias, o preço dos pedágios caiu fortemente. No leilão da usina de Santo Antonio, no rio Madeira, o custo do megawatt/hora voltou aos patamares do início da década de 90. São ótimas notícias para o País.
Meio ambiente
Se o Brasil descobriu como crescer com inclusão social, também está descobrindo como crescer sem destruir a natureza. Temos conseguido reduzir o desmatamento de forma constante e sustentada. Estamos ampliando nossa liderança mundial no uso e na produção de biocombustíveis. E, a partir do dia 1o de janeiro, daremos um novo passo, adicionando 2% de biodiesel a todo o óleo diesel consumido no País. Nossa matriz energética é e continuará sendo uma das mais limpas do mundo.
Todo esse esforço nos dá autoridade para exigir dos países ricos, os que mais poluem o planeta, medidas efetivas para reduzir o aquecimento global.
Avançar mais
A casa está arrumada e os resultados começam a aparecer. Mas é necessário avançar ainda mais, sobretudo em segurança, educação e saúde.
Na segurança, queremos estreitar ainda mais a colaboração com os estados. Reforçamos a inteligência policial, organizamos a Força Nacional de Segurança e fortalecemos a Polícia Federal. E lançamos neste ano o Pronasci, programa que investirá até 2010 mais de R$ 6 bilhões no combate ao crime, além de apoiar os jovens ameaçados de cair na delinqüência.
Na educação, além do Fundeb, criamos o Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, que fará uma revolução na qualidade do ensino no País. Até 2010, serão aplicados 12 bilhões de reais a mais nos ensinos médio e fundamental, reforçando os salários dos professores e equipando as escolas. E estamos abrindo 10 novas universidades públicas, 48 extensões universitárias no interior e 214 escolas técnicas em todo o País. Também estamos ampliando o Prouni, que já ofereceu 400 mil bolsas de estudos em faculdades particulares, e lançando o Reuni que, em 4 anos, vai criar cerca de 400 mil novas vagas nas universidades federais. Assim, tornaremos mais democrático o acesso ao ensino superior.
Na saúde, no começo de dezembro, lançamos o PAC, que destinaria até 2010 mais R$ 24 bilhões para o setor. Entre outras coisas, todas as crianças das escolas públicas passariam a ter consultas médicas regulares, inclusive com dentistas e oculistas. Infelizmente, esse processo foi truncado com a derrubada da CPMF, responsável em boa medida pelos investimentos na saúde. Como democrata, respeito a decisão tomada pelo Congresso. E estou convencido de que o governo, o Congresso e a sociedade, juntos, encontrarão uma solução para o problema.
Confiança no Brasil
As boas notícias na economia e em outros setores criaram um novo clima no País. Hoje, há mais brasileiros olhando para o futuro com esperança.
Nada disso está ocorrendo por acaso. É fruto do trabalho e das escolhas feitas pelo povo e pelo governo. É fruto da participação social e do funcionamento da democracia. Estamos colhendo o que plantamos.
Volto a repetir que sou, ao mesmo tempo, o mais satisfeito e o mais insatisfeito dos brasileiros. Satisfeito porque fizemos muito, e insatisfeito porque ainda é pouco diante do tamanho da nossa dívida social.
Da minha parte, tenho fé que somos um povo capaz de enfrentar as maiores dificuldades e resolver qualquer problema. Fizemos isso em momentos muito mais difíceis. Certamente poderemos fazer muito mais agora, quando o Brasil encontrou seu rumo e está no caminho certo.
Um feliz ano novo. Que 2008 seja ainda melhor que 2007.
Boa noite.
domingo, 16 de dezembro de 2007
2° turno movimenta PT no Ceará
Fonte: Diário do Nordeste
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
JOAQUIM CARTAXO AVISA: SE ILÁRIO GANHAR, ALIANÇA COM CID GOMES CORRE SÉRIO RISCO
Datafolha mexe com cenário político de Fortaleza
Cartaxo reúne aliados para mostrar apoios
Se aproximando o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores do Ceará, as correntes se movimentaem em busca de apoios. Na noite de ontem, a tendência Campo Democrático, do atual presidente Joaquim Cartaxo, reuniu militantes e representantes de movimentos sociais para uma solenidade em apoio à sua candidatura, e Ricardo Berzoini, no plano nacional. José Guimarães, deputado federal, Dedé Teixeira, deputado estadual, o secretário de Desenvolvimento Agrário Camilo Santana e lideranças petistas no interior compareceram ao evento.Em suas palavras, Cartaxo destacou que terá dois desafios para os próximos dois anos, caso seja eleito para mais um mandato como presidente estadual do PT: ´a mobilização da população, junto com a executiva nacional, para a reforma política e a coordenação da campanha de reeleição da prefeita Luizianne Lins, com o apoio do governador Cid Gomes (PSB) que já destacou apoio à prefeita´. Ele parabenizou a todos os participantes da campanha pelo processo de eleição direta do PT e disse que a dificuldade maior será no próximo ano e que todos precisam estar preparados.O secretário Camilo Santana destacou que o partido, em nível nacional, levou muitos anos para construir um projeto de Governo e agora quando começa a executar efetivamente as ações algumas pessoas ficam contra. Ele defendeu a candidatura do presidente Cartaxo.O deputado José Guimarães lembrou que sob o atual comando, o partido conseguiu construir a aliança que derrotou o PSDB nas eleições para o Governo do Estado. ´O Cartaxo hoje tem força política, tem proximidade com o governador e é o grande interlocutor do partido. Ele coordena as ações partidárias e tenho certeza que será o melhor nome para esse próximo mandato´, destacou. Ele considera que a eleição do próximo ano é o grande desafio para o dirigente petista.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
JOAQUIM CARTAXO GANHA ATO DE APOIO
Fonte: Blog do Eliomar
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Números finais mostram que mais de 326 mil petistas participaram do PED 2007
O total, divulgado às 11h30 desta quarta-feira (5) pela coordenação de apuração do PED, é superior ao registrado nas eleições internas de 2005 (314.926) e não inclui os votos de 1.413 municípios onde o PT está organizado em Comissões Provisórias. Nestas cidades, os filiados puderam votar apenas nas chapas e candidatos locais – motivo pelo qual não aparecem no cálculo nacional.
A divulgação da sétima e última parcial confirmou que a presidência nacional do PT será definida em segundo turno, no próximo dia 16, entre os deputados federais Ricardo Berzoini e Jilmar Tatto.
Dos 326.147 votos apurados, Berzoini obteve 131.699 (43,42%) e Tatto 61.440 (20,25%). Na seqüência aparecem José Eduardo Cardozo (19,02%), Valter Pomar (12%), Gilney Viana (3,71%), Markus Sokol (0,99%) e José Carlos Miranda (0,61%).
Também foi concluída a votação para as chapas, cujos percentuais irão definir a composição do próximo Diretório Nacional.
Os dados estão sujeitos a pequenas alterações, já que a totalização oficial ainda depende de alguns votos não computados e da conferência das atas de votação – que deverá ser concluída até sexta-feira.
Confira abaixo a votação dos candidatos e chapas nacionais, de acordo com a sétima e última parcial do PED 2007:
Presidência Nacional
Ricardo Berzoini – 131.699 - 43,42%
Jilmar Tatto – 61.440 - 20,25%
José Eduardo Cardozo – 57.694 - 19,02%
Valter Pomar – 36.401 - 12%
Gilney Viana - 11.249 - 3,71%
Markus Sokol – 3.015 - 0,99%
José Carlos Miranda - 1.846 - 0,61%
Brancos – 16.212 - 4,9%
Nulos – 6.591 - 2%
TOTAL – 326.147
Chapas
Construindo um Novo Brasil – 42,58%
Partido é Pra Lutar – 19,42%
Mensagem ao Partido – 16,87%
A Esperança é Vermelha – 11,76%
Militância Socialista – 4,89%
Movimento Popular – 1,48%
Terra, Trabalho e Soberania – 1,23%
Democracia Pra Valer – 1,16%
Programa Operário e Socialista – 0,61%
Brancos -8,2%
Nulos - 2%
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
PED-CE irá a 2° turno
Presidência Estadual
1° Joaquim Cartaxo - 6.421 votos (44,02%)
2° Ilário Marques - 3.157 votos (21,64%)
3° Reudson Sousa - 2.044 (14,01%)
4° Íris Tavares - 1.688 (11,57%)
5° Antônio Ibiapino - 1.184 (8,12%)
6° Roberto Luque - 92 (0,63%)
Diretório Estadual (55 membros)
Construindo um Novo Brasil - 25 membros
Articulação Unidade na Luta - 10 membros
Partido é pra Lutar - 8 membros
Mensagem ao Partido - 6 membros
Esperança Socialista - 5 membros
Terra, Trabalho e Soberania - 1 membro
Executiva Estadual (15 membros)
Construindo um Novo Brasil - 7 membros
Articulação Unidade na Luta - 3 membros
Partido é pra Lutar - 2 membros
Mensagem ao Partido - 2 membros
Esperança Socialista - 1 membros
Terra, Trabalho e Soberania - 0 membro
sábado, 1 de dezembro de 2007
Eleições internas levam às urnas neste domingo petistas de 5.118 cidades
Cerca de 918 mil filiados estão aptos a votar neste PED. Todos entraram para o partido até a data limite de 2 de dezembro de 2006. Para exercer seu direito, devem estar em dia com as contribuições partidárias. Os que não estiverem, poderão acertar as pendências nos locais de votação.
Filiados a diretórios já organizados podem votar nos candidatos e chapas de todos os níveis: zonal, municipal, estadual e nacional. Os que estiverem filiados a Comissões Provisórias só poderão escolher dirigentes no nível municipal, segundo decisão tomada na última reunião do Diretório Nacional do PT, em 5 de outubro.No primeiro grupo, dos diretórios organizados, estão mais de 850 mil petistas aptos. No segundo, em torno de 60 mil.
O processo eleitoral tem início às 9h e se estende até as 17h. As apurações começam após o fechamento das urnas. Os resultados da apuração para a disputa nacional serão computados na sede do PT em São Paulo - rua Silveira Martins, 132, Centro - onde também serão divulgados os resultados parciais.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Dr. Santana declara voto a Cartaxo
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Cartaxo intensifica agenda no interior
domingo, 11 de novembro de 2007
Candidatos a presidente nacional debatem suas propostas em Fortaleza
Dezenas de lideranças lançam candidaturas do Campo Democrático
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Berzoini vem ao Ceará e lança candidaturas do Campo Democrático

PED 2007: Cartaxo participa dos debates do PT
1. Mobilização e apoio para realização do 1º Congresso de Juventude do PT;
2. Apoio a criação da escola de formação do PT;
3. Formulação do Código de Ética partidária;
4. Defesa de uma Reforma Política profunda no Brasil;
5. Criação do Orçamento Participativo do PT.
No próximo final de semana (10 e 11), Cartaxo visitará os municípios de Tauá, Crateús e Reriutaba.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Campo Democrático realiza Seminário Estadual
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
CNB lança candidatura de Berzoini no dia 24

O ato acontece no Centro de Tradições Gaúchas, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 33. Para compra de convites e mais informações, o telefone é (61) 9936-6438.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
PED 2007: PT Ceará realizará debates nos municípios
DIA 20/10: ITAPIPOCA às 9:00h
DIA 21/10: BATURITÉ às 10:00h
DIA 27/10: SOBRAL às 09:00h
DIA 27/10: CAMOCIM às 15:00h
DIA 28/10: BELA CRUZ às 10:00h
DIA 03/11: CANINDÉ às 09:00h
DIA 03/11: QUIXADÁ às 15:00h
DIA 04/11: SEN. POMPEU às 10:00h
DIA 11/11: TAUÁ às 09:00h
DIA 11/11: CRATEÚS às 15:00h
DIA 12/11: TIANGUÁ às 10:00h
DIA 17/11: MAURITI às 09:00h
DIA 17/11: JUAZEIRO às 15:00h
DIA 18/11: IGUATÚ às 10:00h
DIA 24/11: MORADA NOVA às 09:00h
DIA 24/11: LIMOEIRO às 15:00h
DIA 25/11: ARACATI às 10:00h
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
PED 2007: Campo Democrático realiza plenária no Ceará
O deputado federal José Guimarães, ex-presidente estadual do PT, ressalta a importância da participação de todos os filiados ligados ao Campo no processo sucessório. "A plenária será um momento de discutir idéias, debater o programa da chapa e mobilizar toda a nossa militância para garantir uma grande vitória no primeiro turno", disse.
Para o parlamentar, o PED deverá proporcionar grandes debates entre as diferentes correntes de pensamento presentes no PT. "Vamos dar mais uma demonstração de maturidade política e respeito ao posicionamento das bases, com um processo aberto e democrático de escolha das novas direções partidárias", afirmou Guimarães.
O Campo democrático defende a reeleição do atual presidente do PT no Ceará, o arquiteto Joaquim Cartaxo, com a chapa Construindo um Novo Brasil. A eleição para o Diretório Estadual será disputada por outros cinco candidatos.
A plenária está marcada para as 8 horas da manhã, no Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200, Meireles).
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Guimarães questiona decisão do Diretório Nacional do PT

As regras para as eleições internas sofreram alterações em relação à proposta inicial, apresentada pela Comissão Executiva há cerca de um mês.
Segundo Guimarães, o "Diretório Nacional decidiu que só terão direito a voto o filiado do município ou zona onde haja diretório municipal legalizado. Mas há vários municípios brasileiros onde, por uma razão burocrática, não há diretório, mas uma Comissão Provisória, que ficará fora do PED", disse.
Na avaliação do deputado, a decisão do DN é "arbitrária, pois fere o direito inalienável de qualquer filiado que queira participar da eleição direta. A condição para participar é ter um ano de filiação, isso é o que prevê o Estatuto do PT, e isso é uma cláusula pétrea", disse.Guimarães afirmou ter a intenção de recorrer da decisão.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Disputas no PT podem dificultar campanha 2008

Fonte: Jornal O Povo
PED 2007: Três candidatos disputam a presidência do PT Fortaleza
PED 2007: Sete candidatos concorrem à presidência nacional do PT em dezembro
Os candidatos inscritos até o prazo limite (20h desta terça-feira, 9) são: Ricardo Berzoini (chapa Construindo um Novo Brasil), Jilmar Tatto (Partido é pra Lutar), José Eduardo Martins Cardozo (Mensagem ao Partido), Valter Pomar (A Esperança é Vermelha), Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania), José Carlos Miranda (Um Programa Socialista para o PT) e Gilney Viana (Militância Socialista).
Concorrem ainda outras duas chapas que não apresentaram candidatos nacionais à presidência: Democracia pra Valer e Movimento Popular.
No PED do PT, os filiados votam separadamente no presidente e na chapa, processo que se repete nas instâncias estaduais, municipais e zonais.
Os nomes de todos os componentes das chapas nacionais serão divulgados pelo site do PT nesta quarta-feira (10).
Fonte: www.pt.org.br
Campo realiza plenária sobre PED 2007
sábado, 6 de outubro de 2007
Carta em defesa de Dirceu
A esposa de José Dirceu à época, Clara Becker, partiu em defesa de seu ex-companheiro e escreveu uma carta endereçada ao autor da novela da Globo.
Pela importância, segue na íntegra a carta da Sra. Clara Becker:
"Senhor Aguinaldo Silva,
Quem lhe escreve, antes de tudo, é uma fã. Não sou militante política e nunca fui. Como milhões de brasileiros, sou uma telespectadora assídua de novelas e foi assim que aprendi a admirá-lo, como grande autor que é.
Permita-me, no entanto, transmitir uma enorme decepção que senti provocada por algumas declarações suas que envolvem fatos que conheço de perto. Que o senhor queira criar um ambiente de ficção em suas novelas, não é apenas direito seu, assim como merece todo aplauso. Mas que o senhor queira criar um universo paralelo à realidade em algo que pertence à minha vida, a algo que vivi, a algo que nada tem a ver com a ficção, pois faz parte de meu passado, sinceramente, acho que o senhor deveria ter mais cuidado.
Não me sinto preparada para tecer considerações sobre seus relacionamentos pessoais. Não me sinto preparada para julgar uma relação amorosa sua ocorrida há décadas. Isso pertence à sua intimidade e tenho algo muito claro para mim: como poderia eu, que não vivi os seus relacionamentos, sair por aí avaliando esse ou aquele aspecto da sua vida? Se fizesse isso, certamente o senhor teria toda a razão de me chamar de leviana.
Infelizmente, foi isso que ocorreu comigo, a partir de suas declarações sobre o relacionamento afetivo que mantive com José Dirceu. Se o senhor não gosta do político José Dirceu, se tem uma impressão negativa dele, esse é um direito sagrado que respeito integralmente. Agora, por favor, não extravase sua raiva ou preconceito contra ele, falando de coisas que não são de seu conhecimento, como a relação que tivemos. Pois isso não atinge apenas a ele: atinge a mim e sobre tudo a verdade.
Realmente, acredito que existe um José Dirceu de duas caras. A cara verdadeira, de quem o conhece, com suas falhas e virtudes, com seus acertos e erros, com suas qualidades e imperfeições. Há, porém, uma outra cara: uma cara inventada pelos seus adversários e por aqueles que, cegos pelo preconceito ou pela discordância, acabam produzindo uma imagem estapafúrdia. Permita-me dizer que, para minha imensa e infeliz surpresa, suas declarações acabaram colocando-o nesse triste rol. Pela primeira e última vez, quero falar sobre detalhes de minha vida com José Dirceu, expondo minha intimidade em público, à minha revelia. É que não suporto mais ver repetidas as mentiras, as distorçõe s, as agressões sobre algo que somente eu e ele podemos dizer, com clareza, o que aconteceu.
Sendo assim, quero deixar claro de uma vez por todas alguns pontos que considero cruciais em toda essa história. Que a imprensa, se voltar a esse assunto novamente, não queira se fazer de desinformada sobre o tema, repetindo mentiras e suposições, pois aqui eu apresento os fatos tal como os vivi:
1) O autor da novela "Duas Caras", Aguinaldo Silva, desconhece a verdade em relação à vida de José Dirceu em Cruzeiro do Oeste, cidade que ele escolheu para morar e trabalhar diante da perseguição movida pela ditadura militar, sendo obrigado a usar outra identidade e modificar sua aparência.
2) É caluniosa a comparação, feita pelo autor da novela, entre José Dirceu e um personagem que se casa por interesse e foge com o dinheiro da esposa. Nos anos em que vivi com José Dirceu nós dividíamos todas as contas. Era tudo anotado em um caderno e cada um pagava as suas contas. José Dirceu pagava a empregada e o aluguel e eu pagava as despesas de casa e a comida. Ele nunca me roubou e nunca dependeu do meu dinheiro, pois tinha a sua loja e eu a tinha a minha. Tanto que quando José Dirceu voltou para São Paulo, sua loja ainda tinha dinheiro para receber aqui em Cruzeiro do Oeste e ele me pediu que recebesse e ficasse com o dinheiro.
3) Quanto à omissão da sua identidade na época, todos, agora, sabem que era uma necessidade, pois a vida de José Dirceu estava em perigo. Certa vez fui chamada pelo então prefeito para uma conversa na Prefeitura. O prefeito e outras pessoas desconfiavam daquele homem recém-chegado à cidade e que tinha um estilo diferente. Em casa, conversei com José Dirceu e perguntei se ele escondia alguma coisa, se era casado ou se era bandido. A resposta foi imediata: não era casado e nem era bandido, mas havia algo, sim, que não podia revelado naquele momento. Senti sinceridade. Ele era bom, vivíamos bem e continuamos juntos, mesmo sem saber todos os detalhes da vida dele. Foi uma opção minha.
4) Afirmo que nunca conheci um homem tão íntegro e honesto como José Dirceu e considero que a omissão de sua real identidade foi uma necessidade naquelas circunstâncias.
5) É preciso esclarecer ainda que, ao contrário do que insinua a reportagem, não fui abandonada por José Dirceu. Com a anistia, ele pediu que eu e meu filho fossemos com ele para São Paulo. Chegamos a viver algum tempo juntos na capital paulista, mas eu tinha aqui em Cruzeiro do Oeste uma família que dependia de mim (pai, mãe, duas irmãs e meu filho) e a vida em São Paulo era muito dura. Eu tomei a iniciativa de voltar para Cruzeiro do Oeste.
6) Por fim, reafirmo que o José Dirceu foi um companheiro ideal. Mesmo depois de nossa separação mantém contato, preocupa-se com meu bem-estar e vem a Cruzeiro do Oeste, cidade hoje administrada por nosso filho. Por fim, a todos aqueles que gostam ou não gostam de José Dirceu; a todos aqueles que concordam ou não com as idéias dele; a todos, enfim, que acreditam ou não acreditam na política, a todos eu peço apenas um favor: não usem os fatos de minha vida, não usem o meu passado, como matéria prima para suas divergências. Respeitem a minha vida, como gostariam de ter as suas respeitadas. Sou apenas uma brasileira, totalmente fora da vida pública e acho que mereço que esse direito meu seja preservado.
Cruzeiro do Oeste, 1º de outubro de 2007
Clara Becker"
Diretório Nacional aprova regras para o PED
Confira a íntegra do regulamento do PED:
http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=3632
DN: Aprovado calendário do 1º Congresso da Juventude do PT
Confira a íntegra da resolução aprovada pelo Diretório Nacional:
http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=3641
terça-feira, 2 de outubro de 2007
"O trabalhador e a moradia"
http://www.guimaraes.org.br/depatuante/artigos/texto.asp?id=1368&var=artigos&c=artigos
terça-feira, 18 de setembro de 2007
"Concessão, a caixa preta da televisão"
O jornalista e professor da USP, Laurindo Leal Filho, em entrevista publicada no site Vermelho, ressaltou a ausência de um marco regulatório para o setor, os fortes interesses políticos e econômicos que entravam o avanço do debate e o poder que a Rede Globo exerce nesse cenário. “É o grande partido político do Brasil, das classes dominantes”.
Leia a entrevista: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=24962
Regulamentação do PED 2007
http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=3072
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Exposição de fotos da campanha de Lula de 1989
http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1684
Senado: PSDB deu apoio unânime à manutenção do voto fechado
A constatação é do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que aponta a incoerência da bancada tucana, que nas últimas semanas passou a criticar sistematicamente o voto secreto.
"Nenhum senador do PSDB votou a favor do voto aberto, fato que revela a incoerência e oportunismo que movem a oposição ao governo Lula", avalia Dr. Rosinha. "Além de incoerentes e oportunistas, os tucanos mostram-se demagogos."
De autoria do senador Tião Viana (PT-AC), a emenda em questão, de número 38/2000, foi derrotada em plenário em votação nominal no dia 13 de março de 2003, por 39 votos a 30. Três senadores se abstiveram. Outros nove se ausentaram da sessão.
Entre os votos contrários à proposta do voto aberto, sete foram dados por senadores do PSDB: Arthur Virgílio (AM), Antero Paes de Barros (MT), Eduardo Azeredo (MG), Leonel Pavan (SC), Reginaldo Duarte (CE), Sérgio Guerra (PE) e Tasso Jereissati (CE). Então filiado ao PSDB, Romero Jucá (RR) se absteve. Hoje crítico de Renan Calheiros (PMDB-AL), o tucano Álvaro Dias (PR) foi um dos que preferiram se ausentar da votação.
Na ocasião, conforme registro do Diário do Senado, a maioria das demais bancadas se dividiu entre votos favoráveis e contrários à proposta. No PFL (hoje DEM), 13 senadores votaram contra o voto aberto; outros dois, a favor. No PMDB, 14 votaram contra; seis, a favor.
Entre os grandes partidos, a exceção foi o PT — todos os 13 senadores petistas votaram pelo voto aberto.
Na condição de líder do PSDB, Arthur Virgílio fez um longo discurso a favor do voto secreto.
“O voto secreto é um instrumento que deixa o parlamentar, seja senador, deputado federal ou estadual ou vereador, a sós com sua consciência, em uma hora que é sublime, em que vota livre de quaisquer pressões”, declarou o tucano.
“Votarei a favor da manutenção do instituto do voto secreto, que, a meu ver, tem muito mais méritos do que deméritos”, concluiu.
Outras figuras expressivas da oposição também votaram contra o voto aberto, entre elas o ex-vice-presidente Marco Maciel (DEM-PE) e o ex-presidente do DEM, Jorge Bornhausen.
"Sem meias-palavras: tucanos e pefelistas são os grandes culpados pelo fato de o voto secreto continuar em vigor no parlamento brasileiro", sentencia Dr. Rosinha. Vice-presidente do Parlamento do Mercosul, o deputado petista participa esta semana do 3º Fórum Parlamentar Íbero-Americano, em Valparaíso, no Chile.
fonte: www.pt.org.br
Resoluções do 3° Congresso do PT
http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=3091
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Fotos - 3º Congresso do PT
domingo, 9 de setembro de 2007
"Por que todos falam de Ciro"
http://revistaepoca.globo.com/
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Governo Lula lança Programa de Juventude
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Venceu a Política! Venceu o PT!
Ricardo Berzoini
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Delegação do Campo Democrático embarca para 3° Congresso
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Campo Democrático reafirma sua força
Como podemos observar, isoladamente, possuímos quase três vezes mais a quatidade de delegados em relação à segunda força interna. Assim ressalto mais uma vez nossa resposabilidade e necessidade de trabalharmos cada vez mais para atingirmos a maioria absoluta do PT em nosso estado. Agora vamos aguardar o resultado do 3° Congresso do PT para nortear nossas próximas iniciativas.
Gil Filipe
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Etapa Estadual do 3° Congresso do PT
Durante o encontro, foram eleitos 49 delegados estaduais para o Congresso Nacional, que será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo. O encerramento do congresso estadual contou com a presença do governador do Estado Cid Gomes (PSB), do vice-governador Francisco Pinheiro e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.Também estiveram presentes os secretários estaduais Arialdo Pinho, da Casa Civil, Ivo Gomes, Chefe de Gabinete do governador e Camilo Santana, do Desenvolvimento Agrário; Diassis Diniz, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), os prefeitos de Mauriti, Isaac Júnior, de Quixadá, Ilário Marques, de Salitre, Agenor Ribeiro, de Senador Pompeu, Antonio Teixeira, além dos deputados federais, estaduais e vereadores filiados ao partido.
Na oportunidade, o Governador Cid Gomes fez questão de destacar a sua admiração pelo Partido dos Trabalhos e a sua militância. Segundo ele, o quadro partidário brasileiro não teria o grau de desconfiança que tem da população se todos as agremiações partidárias tivessem adotado o modelo do PT. O Governador também agradeceu ao apoio recebido pelo PT para a sua eleição em 2006. “Se não fosse o PT não seria governador”.
Cid Gomes também afirmou que o apoio da prefeita Luizianne Lins foi muito importante para a sua vitória e prometeu manter firme a decisão de ajudá-la a administrar Fortaleza. Em seu discurso, Luizianne destacou a unidade da agremiação e a força da militância. “ Todos sabem que quando o PT está unido ninguém consegue conter a força da nossa militância”.
Sobre a sua administração disse que está preparada para o debate e tem muita coisa para mostrar. Ela lembrou que tem um modelo diferente de governar e a prioridade é para a periferia que corresponde a 80% da cidade. A prefeita prometeu ainda ajudar a eleger muitos prefeitos para que ajudem Cid Gomes a governar o Estado.
Para o presidente do PT-Ceará Joaquim Cartaxo, o Congresso Estadual foi um grande encontro, principalmente pelo nível do debate sobre as teses partidárias. Outro destaque, segundo ele, foi à unidade demonstrada durante a votação das resoluções apresentadas no encontro. Veja abaixo a resolução política aprovada no Congresso Estadual.
Fonte: site PT Ceará
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Etapas Zonais do 3° Congresso do PT
Ocorreram nos dias 2 e 3 de junho de 2007 as etapas zonais do 3° Congresso do PT em Fortaleza. Durante dois dias os filiados do PT em nossa capital participaram do credenciamento e debates dos temas propostos pelo congresso: o Brasil de queremos, o socialismo petista e o funcionamento do PT. Tendo em vista algumas dificuldades, infelizmente, quatro das treze zonais não obtiveram o quorum de 15% no sábado e por consequencia não realizaram votação do domingo. As demais zonais cumpriram a programação com a partcipação de 724 filiados contabilizando o seguinte resultado:
1º) Democracia Socialista (04) com 191 votos, totalizando 26,38%;
2º) Campo Democrático (08) com 177 votos, totalizando 24,45%;
3º) Tendência Marxista (02) com 116 votos, totalizando 16,02 %;
4º) Movimento PT (10) com 94 votos, totalizando 12,9%;
5º) Articulação de Esquerda (12) com 61 votos, totalizando 8,43%;
6º) Articulação Unidade na Luta (06) com 60 votos, totalizando 8,29%;
7º) O Trabalho (14) com 14 votos, totalizando 1,93%;
Com esse resultado percebemos nossa força na política interna do partido aumentando nossa responsabilidade na proposição de ações para tormarmos cada vez mais o PT referencia para a política da 4ª capital do Brasil.
Gil Filipe
Moderador
sexta-feira, 1 de junho de 2007
1º POSTAGEM
Considero este momento importantíssimo para construção de um novo modelo de relacionamento entre nós companheiros que fazemos parte do Campo Democrático do PT Ceará. Após muito ouvir opiniões decidi abrir um espaço democrático e transparente para conversarmos, expressar nossas opiniões e pensamentos sobre temas relevante, repassar informações sobre as questões partidárias e políticas em geral. Pretendemos que a partir deste momento possamos envolver toda nossa militância com informações e debates e que cada um de nós possamos registrar neste espaço nossas experiências e opiniões.
Gil Filipe
Moderador