sábado, 6 de junho de 2009

Amorim abriu a 9ª Exproaf

Cerca de 120 produtores de 25 municípios do Cariri participam do evento.

O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato, mais uma vez abriu espaço para a agricultura familiar cearense. Cerca de 120 pequenos produtores de 25 municípios da Região do Cariri ocupam, até o próximo domingo(07), o corredor da agricultura familiar, as baias, os pavilhões, as casas de engenho e farinha e a minifazenda do Parque. Eles estão participando da 9ª Exposição de Produtos da Agricultura Familiar(Exproaf), que foi aberta oficialmente na noite de ontem(04) pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim.
Além de Amorim, o vice-prefeito do Crato, Raimundo Filho, o representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará(Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro, a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Cariri, Kátia Pereira, o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(Contag), José Wilson Gonçalves, dentre outras autoridades, estiveram presentes na solenidade de abertura do evento.
Dar visibilidade à agricultura familiar. Para Luiz Carlos Ribeiro, a Exproaf funciona como uma ferramenta para aprimorar o nível de organização das comunidades rurais da Região. “Uma chance para testar preço, concorrência e, sobretudo, a qualidade dos produtos”, disse. Segundo ele, o Governo do Estado, através da SDA, vem facilitando cada vez mais a liberação de recursos para os agricultores familiares e investindo alto em assistência técnica para esse público. Mas a comercialização é a última ponta da cadeia produtiva, portanto é essencial para a garantia de renda no campo. “Por isso a importância de eventos como esse”, pontuou.
O representante da Contag aproveitou a ocasião para comemorar os avanços alcançados pela agricultura familiar nos últimos anos. Segundo ele, somente para 2009, estão sendo investidos, através de uma parceria entre os governos federal e estadual, R$ 415 milhões em assistência técnica no Estado. “Melhoramos muito em termos de reforma agrária, já temos educação no campo contextualizada, energia elétrica em quase todas as comunidades. Essa Feira reflete o excelente momento vivenciado pelo meio rural cearense e funciona como uma vitrine e um excelente exercício de venda para os nossos produtores, que com certeza farão bons negócios”, destacou.
Já Antônio Amorim frisou que esta edição da Exproaf é o nono exercício de cidadania dos participantes. “Eles perderam o medo do mercado e aprenderam a comercializar. Capacidade e e criatividade dão a tônica desta Feira. Dando capacitação e ofertando oportunidades o nosso povo do interior vai longe, a prova está aqui”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.8058

Nenhum comentário: