segunda-feira, 17 de junho de 2013

A natureza não é natural

por Joaquim Cartaxo

Animal produtor de cultura é a especificidade natural do ser humano. Portanto, adapta-se a distintos ecossistemas, molda-os com o intuito de atender demandas, “domina a natureza”. Dominar a natureza é controverso. Se domina a natureza, o ser humano é não-natureza? Por outro lado, se for natureza quem o domina, outro ser humano superior? 

Sobre essas questões, o geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves resume: “Toda sociedade, toda cultura cria, inventa, institui uma determinada ideia do que seja natureza. Nesse sentido, o conceito de natureza não é natural, sendo na verdade criado e instituído pelos homens. Constitui um dos pilares através do qual os homens erguem as suas relações sociais, sua produção material e espiritual, enfim, a sua cultura”.

A natureza não é natural, é cultural. Cada sociedade amplia ou restringe o conceito de natureza conforme sua visão social e histórica de mundo. Sociedades conservacionistas tendem a estabelecer o que é natureza de modo abrangente, logo o percentual de preservação de recursos ambientais será maior do que o percentual das sociedades não conservacionistas, que classificam a natureza de forma restrita.

Essa dicotomia cultura-natureza repercute sobre a ideia de sustentabilidade, definida como interdependência entre determinada população (cultura) e seu meio ambiente (natureza) em que as dimensões econômicas e socioambientais são consideradas indissociáveis.

Dicotomia que se expressou na revisão do Código Florestal Brasileiro, em especial no debate sobre o lugar da linha divisória que define a natureza a ser preservada e a não-natureza formada pelos “pés de pau” passíveis de serem derrubados legalmente. Decidir tal lugar é uma disputa política entre interesses econômicos e necessidades socioambientais.

Debate similar e atual envolve o Cocó: por onde passará a linha que definirá a não-natureza deste rio, cuja bacia banha 2/3 de Fortaleza?

Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e vice-presidente do PT Ceará

Nenhum comentário: