segunda-feira, 10 de junho de 2013

Uma universidade para o Cariri

por Camilo Santana

Uma demanda histórica para o povo da Região Sul do Ceará foi atendida no dia 5 de junho, quando a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que cria a Universidade Federal do Cariri, a UFCA. Toda a população do Estado é beneficiada com a implantação de mais um parque de conhecimento em solo cearense – uma realização do Governo do Ceará, por meio do empenho pessoal e aguerrido do governador Cid Gomes.

Com uma estrutura que abrangerá os campi dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato (onde está implantada a Universidade Federal do Ceará - UFC), aos quais serão acrescentadas unidades a serem criadas em Icó e Brejo Santo, a UFCA terá 27 cursos de graduação, para atender a um público discente de 6.490 pessoas.

A estimativa do Governo Federal é de que sejam contratados 197 professores e 530 técnicos-administrativos – dos quais, 212 cargos em educação de nível superior e 318 de nível intermediário. Serão 727 cargos. Implica até o aquecimento imediato de um mercado de trabalho de alto valor agregado. Com a UFCA, a oferta de vagas em universidades será triplicada no Estado.

Eu, que nasci e cresci neste celeiro de cultura riquíssima promovida por um povo de rara inteligência que é o Cariri, sinto-me contemplado e orgulhoso com esta conquista. Nas palavras da presidente Dilma, agora o Brasil tem pelo menos um campus de universidade em 275 municípios. Todos nós sabemos que não foi sempre assim.

Este processo de interiorização da educação universitária, ao qual chamamos de avanço, vem corrigir uma injustiça imensa: a ausência da Universidade no Interior. O que configurava uma cruel discriminação das pessoas que vivem nos rincões espalhados pelo Brasil.

Hoje, experimentamos um estado de evolução, no que se refere à democratização do ensino. E a chegada da Universidade Federal do Cariri comprova este novo status. Os estudantes não precisam mais deixar suas cidades e suas famílias em direção à Capital para cursar o ensino superior. Agora, a Universidade está lá, bem pertinho, na sede de seu município. Próxima às suas casas e pronta para impulsionar a realização de sonhos há tanto tempo acalentados.

Camilo Santana é secretário de Cidades
do Governo do Estado

Nenhum comentário: