terça-feira, 10 de maio de 2011

Comissão da Verdade: ministra quer votar pedido de urgência

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, pediu, nesta terça-feira (10), apoio da bancada do PT na Câmara para votar pedido de urgência ao projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade (PL 7.376 /10). Segundo Maria do Rosário, a comissão é "indispensável" para esclarescer uma parte da história brasileira, que aconteceu nos "porões da ditadura" e, "de forma corrupta", nos palácios.

"Precisamos agilizar a criação desta comissão para resgatarmos a história deste país. Muitas pessoas perderam a vida, outras foram torturadas e muitos ainda estão desaparecidos", afirmou a ministra ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT /RS). "O Congresso chegou a ser fechado pelos militares. Sem dúvida existem muitos documentos importantes que nos ajudaram neste resgate. O quanto antes avançarmos nessa coleta de dados, mais rápido será o trabalho da Comissão da Verdade", informou.

A ministra lembrou que já houve um grande avanço com o decreto que criou a Comissão de Mortos e Desaparecidos, mas que este instrumento possui poderes limitados e se quer possui orçamento próprio. A ministra também fez pedidos semelhantes à outros órgãos do Governo.

Nenhum comentário: