sexta-feira, 6 de maio de 2011

Presidente do PT destaca mobilização popular pela reforma política


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirmou, na última quinta-feira (05), que uma das prioridades do partido neste ano será garantir um processo de mobilização popular em todo o País para a realização da reforma política e eleitoral. As informações foram dadas em reunião da Bancada do PT para debater a reforma política.

O Diretório Nacional do PT, reunido no último dia (30), em Brasília, aprovou Resolução Política em que destaca as tarefas prioritárias para o partido em 2011, entre elas, a reforma política e reforma tributária. As articulações para a reforma política vão envolver os partidos aliados, movimentos sindicais e sociais e entidades da sociedade civil, com a participação do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a reunião da bancada, o relator da comissão especial da reforma política, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), fez um balanço preliminar dos trabalhos. Segundo ele, um dos pontos consensuados na Comissão Especial da Reforma Política é o financiamento público exclusivo de campanha. Ponto essencial para diminuir a influência do poder econômicos no processo eleitoral.

A previsão é que sea concluído, até o final deste mês, um relatório sobre as atividades da Comissão da Reforma Política.

Mudanças

Uma das mudanças que o PT espera construir com a aprovação da reforma política no Congresso Nacional é uma maior participação das mulheres na política e dos negros e da população indígena. Atualmente, 55% da população brasileira é do gênero feminino, no entanto apenas 8% do Parlamento são de mulheres; quadro que também se reflete, de maneira mais grave, entre indígenas e negros.

Outro ponto defendido pelo Diretório Nacional foi a criação de uma nova cultura política no País, que garanta maior nitidez programática aos partidos, com a inclusão de medidas como a fidelidade partidária. "Um dos compromissos centrais do PT é o fortalecimento dos partidos políticos", completa o vice-presidente do Diretório Nacional do PT, José Guimarães (ver foto). "Não podemos continuar deixando o eleitor sem conhecer qual o conteúdo programático de determinado partido para o país, para os estados e municípios", conclui.

Nenhum comentário: