segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estádio Presidente Vargas reabre para jogos


Em reforma desde janeiro de 2010, o Estádio Presidente Vargas (PV) reabriu suas portas na tarde deste domingo (08) com muita emoção. O Novo PV foi o palco para a vitória de 5 a 0 do Ceará sobre o Guarani de Juazeiro. O resultado deu ao time alvinegro o 40° título estadual do time, consagrando-o como campeão do Campeonato Cearense de 2011.

O torcedor pôde conferir de perto os detalhes da modernização da praça esportiva, que ganhou novas lanchonetes, vinte novos banheiros, ambulatórios, alambrado de vidro temperado, câmeras de segurança, modernização dos vestiários e do sistema de irrigação do gramado e a colocação de cadeiras.

Para a Prefeita Luizianne Lins, que foi ao estádio acompanhar de perto a partida, a Prefeitura está entregando um novo parque esportivo para Fortaleza. “O PV tornou-se uma obra prioritária para nós depois que ele foi fortemente condenado pelos laudos técnicos. Agora estamos entregando um novo estádio. Do antigo, só restou a fachada da entrada, que é tombada pelo município e ficou como um ícone histórico”, explicou a Prefeita.

O Presidente Vargas está com suas obras quase concluídas, faltando finalizar apenas a parte destinada à imprensa. Neste primeiro momento, camarotes provisórios abrigaram os profissionais da imprensa. Quando estiver totalmente pronto, o novo PV terá sua capacidade ampliada para pouco mais de vinte mil torcedores e atenderá as exigências de acessibilidade universal da FIFA, CBF e do Estatuto do Torcedor. Na próxima quarta-feira (11), o Estádio recebe novamente o Ceará, que pega o Flamengo em partida válida pela Copa do Brasil.

Campanha educativa

Para que o estádio seja preservado, a Prefeitura investiu em campanhas educativas. Ao longo de todo o jogo, o painel eletrônico, instalado nesta reforma, pedia aos torcedores que conservassem o novo Presidente Vargas. Os jogadores também vestiram a camisa pela preservação do equipamento e entraram em campo com uma faixa que pedia aos torcedores para cuidar do PV.

Segurança e trânsito

Para o primeiro jogo, a Prefeitura montou um esquema especial de segurança e trânsito. A Guarda Municipal disponibilizou um efetivo de 250 servidores, entre agentes de segurança e de defesa civil. Ao todo foram, 220 guardas municipais, 20 agentes de defesa civil e uma equipe da Brigada de Incêndio. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) também preparou um esquema especial para organizar o trânsito do evento. Durante todo o dia, 60 agentes trabalharam no entorno do estádio.

Nenhum comentário: