segunda-feira, 9 de maio de 2011

"É hora de fortalecer o PT", defende presidente nacional do PT

Em entrevista, Rui Falcão fala que "PSDB perdeu o rumo" e "DEM está sendo desidratado"

A revista "Isto É" divulga, nesta semana, uma entrevista com o presidente do Diretório Nacional do PT, Rui Falcão. Durante as dezoito perguntas realizadas pelos jornalistas da publicação da editora Abril, Falcão esclaresce a própria eleição para presidência do partido, fala sobre o papel da oposição nas democracias e dispara: "o PSDB perdeu o projeto e o rumo" e "o DEM está sendo desidratado e está surgindo o PSDB".

Segundo Falcão, a candidatura para presidência do partido não teve oposição do presidente de honra do PT, Luis Inácio Lula da Silva, e nem da presidenta Dilma Rousseff. "Ambos já manifestaram apoio e disposição de me ajudar", afirma na entrevista. "Já tive várias reu­niões com o presidente Lula. Ele nos orienta e é um líder que todos os presidentes do PT querem manter como interlocutor", completa reiterando não terem ocorrido "grandes articulações" políticas na escolha do próprio nome para Presidência do PT.

"Havia a expectativa de Dutra ser demovido da ideia de renunciar numa conversa com a Dilma na quarta-feira (27/04). Então, meu nome foi decidido entre a quarta e a sexta-feira", relata. "E sem oposição. Não havia outro candidato", argumenta.

Eleições

Segundo Falcão, entre os planos do partido para 2012, após privilegiar a eleição dos senadores e abrir espaço para aliados, está a ampliação do número de prefeituras, "jogando mais peso no fortalecimento do PT". "Isso significa manter os prefeitos que já temos, procurar ampliar o número de prefeituras que possamos governar e aumentar o número de vereadores", defende falando sobre a "quebra da hegemonia tucana na cidade de São Paulo".

Para ele, a estratégia para 2012 já nasce favorecida pelo atual cenário político, que inclui a alta aprovação do governo da presidenta Dilma, inclusive em setores como "a nova classe média". " O PSDB perdeu o projeto e o rumo. Tem que achar outro. Como houve uma crise mundial das ideias neoliberais, quem professou essas ideias também entrou em crise e ficou sem projeto. O DEM também. Tem uma imagem negativa sucessiva, eles vão mudando de sigla, de roupa, mas a rejeição permanece. O DEM está sendo desidratado e está surgindo o PSD", finalzia.

Leia a entrevista na íntegra no site do PT Nacional.

(com fotografia da revista Isto É)

Nenhum comentário: