segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eleições 2012: Lula deve subir no palanque de candidato petista em Fortaleza

Oposição "esfacelada" se pauta na grande mídia e não apresenta projeto para o Brasil, defende vice-presidente do PT


Um Partido dos Trabalhadores forte e combativo, tendo em vista as eleições municipais de 2012. O diretório estadual do PT realizou, no último sábado (21), um encontro do Diretório Estadual no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Na pauta do encontro, informes do cenário estadual e nacional e a organização do partido tendo em vista as eleições 2012.

Atualmente, o Partido dos Trabalhadores está no comando de 15 administrações municipais em todo Ceará, número que pode ser e deve ser ampliado, conforme orientação do Diretório Nacional do PT. Entre as prefeituras comandadas pelo partido estão as três maiores cidades do Ceará: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

"É uma questão de honra para o PT, que é partido mais bem avaliado pela população brasileira, manter e expandir as administrações onde está presente", informa o 2o. vice-presidente do PT nacional, José Guimarães. "Estamos trabalhando para manter o arco de alianças com os partidos que nos apóiam e nos ajudam a administrar as cidades onde lideramos", completa.

No caso de Fortaleza, que é o principal pólo político do Ceará, segundo José Guimarães, o ex-presidente Lula pode acabar subindo no palanque do candidato que o diretório estadual escolher. "A orientação do PT nacional é de que o [ex-] presidente Lula suba nos palanques dos candidatos do PT em 2012, nas principais cidades, inclusive com uma grande participação em São Paulo", informa.

Brasil

Comentando os recentes ataques ao governo Dilma, na figura do ministro Antônio Palocci (Casa Civil), o também vice-líder do governo, José Guimarães, afirmou que "a oposição está sem rumo" e "não possui um projeto alternativo para o país". "Primeiro, tentaram desvincular a imagem da Dilma da do Lula; e quebraram a cara: porque a Dilma é o Lula e o Lula é a Dilma, embora tenham perfis diferentes de governar o país", comentou.

"Agora é esta onda de atacar o ministro Palocci, quando as suspeitas levantadas pela grande mídia estão na declaração de imposto de renda do próprio ministro e não foram motivo sequer para a Polícia Federal tomar a decisão de investigar a fundo", argumentou.

Reforma política

Sobre a reforma política, em discussão na Câmara dos Deputados, e aprovada sob forma de sugestão no Senado, o parlamentar informou que o PT nacional, através do presidente Rui Falcão, tem mantido contanto com presidentes de partidos políticos e parlamentares. Entre os articuladores políticos destes encontros está o próprio presidente de honra do partido, Luís Inácio Lula da Silva.

"As pautas defendidas pelo PT são a de uma reforma política que garanta o financiamento público exclusivo da campanha, a fidelidade partidária, a lista fechada de candidatos [para cargos proporcionais] e o fim das coligações", disse. "O PT não quer que uma reforma para se privilegiar, mas que fortaleça a democracia brasileira e os partido políticos. Afinal, foi com o atual sistema que elegemos o primeiro operário presidente e a primeira mulher presidenta", conclui.

Nenhum comentário: